Inseticida Natural com Fumo

Quarta receita

100 g de fumo em corda
0,5 litro de álcool
0,5 litro de água
100 g de sabão neutro.

Misturar 100 g de fumo em corda cortado em pedacinhos com meio litro de álcool mais meio litro de água deixando curtir por 15 dias.
Decorrido esse tempo, dissolver o sabão em 10 litros de água e juntar com a mistura já curtida de fumo e álcool. Pulverizar nas plantas, nesta concentração, quando o ataque de pragas é intenso ou diluir em até 20 litros de água no caso de baixa infestação de pragas. No caso de hortaliças, respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.

Indicação: vaquinhas, cochonilhas, lagartas e pulgões em plantes frutiferas e hortaliças.

Fonte: EMBRATER (1983); GROPP et al. (1985); ZAMBERLAN & FRONCHETI (1994)


Quinta receita

FUMO E CAL VIRGEM

- 5 kg de fumo de corda
- 250 g de cal virgem
- 20 litros de água

Aquecer e deixar por 24 horas o fumo de corda picado na água. Após este tempo, coar e manter esta calda em recipiente fechado e abrigado da luz. Utilizar 1 litro dessa calda base para 20 a 50 litros de água e acrescentar aos poucos 250 gramas de cal virgem.
Indicações: controle de carrapatos, berne e prevenção de bicheira em animais.


Sexta receita
FUMO, SABÃO E QUEROSENE

- 20 g de fumo de rolo picado
- 1 litro de água
- 20 colheres de sobremesa de querosene
- 3 colheres de sabão em pó
- 10 litros e água
1 litro de calda de fumo

Para se preparar a calda de fumo, colocar 20 gramas de fumo de rolo bem forte, picado em 1 litro de água e ferver essa mistura durante 30 minutos. Após, coá-la em pano fino, adicionar 3-4 litros de água limpa e utilizando o produto obtido no mesmo ia, ou ...
Aquecer 10 litros de água e juntar 20 colheres de sobremesa de querosene e 3 colheres de sopa de sabão em pó. Deixar esfriar em temperatura ambiente e adicionar 1 litro da calda de fumo e pulverizar logo em seguida. No caso de hortaliças aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita para consumo.

Indicações: pulgões, vaquinhas, cochonilhas.

Fonte: GROPPO et al. (1985).


        Receitas anteriores
Projeto Florescer
Desenvolvendo mudas arbóreas.